quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Livro "Tipografia Vernacular"

Os fãs da tipografia vernacular podem abrir espaço na estante: acaba de ser lançado o livro Tipografia Vernacular, da designer Mariana Rodrigues. O texto é resultado de sua monografia de final de curso, concluído em 1996. O trabalho se insere em um movimento de valorização das referências vernaculares por parte dos designers no Brasil, que começou a ganhar força naquela época. Se atualmente pesquisas sobre o tema são comuns em faculdades e cursos de pós-graduação, nos anos 90 era difícil encontrar até textos em português sobre o assunto.

Infelizmente Mariana nos deixou muito cedo, e quem ler o livro vai perceber que o design brasileiro tem a lamentar também a perda de uma pesquisadora com muito ainda a produzir. Seu primeiro passo no entanto tem qualidade suficiente pra ser encarado como uma valiosa contribuição, que agora pode ser aproveitada por todos.

O texto original foi atualizado, sendo incluídos trabalhos de design com referência vernacular e exemplos de fontes vernaculares (entre as quais as fontes TAU Cabeça, Contexto e Filezin). O resultado é esse livro na foto, lindo em todos os sentidos. Parabéns a todos que transformaram o projeto em realidade.



Nenhum comentário: