sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Para saber mais

Fotos de inscrições populares em placas, ou outros tipos de suporte, já há algum tempo despertam atenção das pessoas. Se por um lado há quem se satisfaça ridicularizando erros de grafia ou gramática (retratos dos problemas na educação no Brasil), há muitos que admiram as soluções inusitadas encontradas nesse tipo de trabalho. Por causa desse segundo grupo, foram lançados alguns livros, geralmente na forma de reunião de registros fotográficos de exemplos interessantes. Quem quisesse conhecer mais sobre a teoria que cerca o assunto no Brasil precisava garimpar trabalhos acadêmicos em bibliotecas. Precisava, porque foi lançado pela editora Blucher Tipografia Vernacular Urbana: uma análise dos letreiramentos populares, da designer e parceira tipográfica Fátima Finizola, do Recife. É um grande prazer ver um trabalho dessa qualidade sobre o assunto (e a fonte X-tudo ainda foi parar na capa, olha ela lá em cima). Leitura imperdível!

4 comentários:

Fafi disse...

Oi Vinícius! Fico feliz pelo post no teu blog! A gente tem mais é que fortalecer e divulgar um tema tão interessante que é a Tipografia Vernacular. Fico na expectativa da sua dissertação de mestrado!

renata cadena disse...

fátima é extremamente competente e o projeto dela é muito interessante. legal ressaltar a questão de que só transparece o erro ortográfico na escrita vernacular urbana... mas são soluções tão bonitas, tão criativas!

parabéns à equipe (?) deste projeto. para mim, é essencial valorizar a tipografia vernacular como uma expressão extremamente espontânea do saber gráfico das pessoas.

Vini disse...

Pode deixar Fafi, quando a dissertação sair você vai ficar sabendo - afinal suas contribuições foram importantes.

Vini disse...

Obrigado renata. Por enquanto este projeto não tem equipe, é um "bloco do eu sozinho" mesmo.